Monday, March 05, 2007

Estou sem palavras...
Deus e muito bom...
Tanta coisa tem acontecido nesse ultimos dias.
Talvez eu devesse comecar a contar todos os detalhes de todos os dias, pq senao, nao tenho como contar o desenrolar de tudo...ao mesmo tempo, nao tenho tempo pro computador e o que mais tenho aprendido, ou pelo menos tentado, e viver AQUI e AGORA.
Estou um pouco deprimida...NAO QUERO IR EMBORA!!! Calma, calma... vou explicar... se e que isso e possivel...
Todo mundo fala tanto de missoes transculturais. A gente olha para os missionarios como herois. Missao como uma coisa grandiosa. E vou dizer a verdade, nada e tao grande como parece, mas tudo e tao complicado como nao parece. O que eu quero dizer e que...nao ha nada de tao especial em ser missionario num outro pais, o que ha de especial e o que Deus faz nas nossas vidas quando se esta numa cultura diferente, o quanto voce aprende a olhar para si mesmo e para seu pais, o quanto voce se desapega a tudo que nao e essencial, o quanto as mudancas marcam a sua vida. Mas ao mesmo tempo, nada e tao bonito e colorido como se ouve por ai. Entender uma sociedade diferente, se comunicar, nao ser olhado como um estranho no ninho e principalmente, se comunicar. Se comunicar e a chave de tudo, ser conhecido, conhecer, entender o que se passa ao redor. Tudo isso leva muuuuuuuuiiiiiiiiiiiitoooo tempo! Nao e preciso ler muito sobre antropologia para descobrir o quanto isso leva tempo, o quanto se adaptar numa nova cultura nao e tao simples...
Mas dentro de todas as "complicacoes", tenho que dizer, que eu amo a Noruega. Fico impressionada com o sistema, com o governo, a educacao, o sistema de saude...e tudo mais. Da para ver valores cristaos em todos os lugares. A honestidade, a funcionalidade de tudo...(se e que existe essa palavra..)
Enrolei, enrolei e nao vou conseguir explicar todas as coisas... mas resumindo, Deus tem sido muito bom e consigo comecar a enxergar meu papel aqui, ainda que eu so tenha 2 meses em Oslo. Esse final de semana foi ultra especial. Muitos amigos, muita oracao, muito compartilhar e muitos desafios. De repente, Deus respondeu tantas das minhas perguntas aqui. E de repente, encontrei tanta gente tao sedenta, de Deus, de amor, de amigos. Todos muculmanos. A quem eu aprendo a cada dia a admirar, a amar, a conviver.
Obrigada, Senhor!

3 Comments:

At 5:09 PM, Blogger Ragnhild said...

Que bom Tais!!:)

Eu ficei muito feliz quando eu li esste!!=)(desculpa meu portugues)

It is so good to hear that you are enjouing your stay in Norway, and that God is with you!!:) You are a very special and blessed person!! I am sooooooo looking forevard to meet you again in april!!=)

May God bless you and your stay!!=)

Muitas,muitas saudades!!

Beijos, Ragnhild:D

 
At 2:33 AM, Blogger Kay Amund said...

Since my potugise is not good at all:p I have just one ting to say:
Nice pictures :)

Have a nice month!
See you in six weeks :)

 
At 10:40 AM, Blogger taisotsubo said...

Oie!!!
You know what I think about Kay...you just have to learn portuguese!!! hehehe...
But I will try once to write in norwegian...I'm sure it's not so good as your portuguese Ragnhild!!!
Missing u and looking forward to meet u again!
beijos

 

Post a Comment

<< Home