Thursday, February 15, 2007

DIA A DIA:
Não sei porque me propus a falar disso... complicado explicar tudo o que eu estou fazendo e o que eu fiz. Poderia dizer que numa mistura de rotina e mudancas drasticas, tenho feito coisas muito diferentes.
Quando chegamos em Oslo, mal tinhamos tempo para nada. Saiamos bem cedinho pra aula de noruegues, iamos pro escritorio direto e depois pras reunioes, simplificando...saia de casa 7:30hs e voltava depois da meia-noite. Nao encontrava ninguem em casa. Nao podia reclamar, estar ocupada, fazer tantas coisas diferentes, encontrar tanta gente, so ajudou a conhecer melhor diferentes partes da cultura e sociedade norueguesa. E preciso dizer o quanto isso e dificil e toma tempo...como e importante ser parte da sociedade para poder sair de expectador e ser ativo.
Esse ano mudou. Nao temos aulas de noruegues, o que e uma pena...sinto saudade dos meus amigos. Ao mesmo tempo, novos desafios. As segundas, vou ao jardim de infancia, se e que posso chamar assim...um lugar totalmente incomum, numa organizacao chamada KIA, uma organizacao crista que trabalha com estrangeiros, especialmente muculmanos, o objetivo e ajuda-los a entrar na sociedade, e para comecar, nada melhor do que aprender a se comunicar. Temos aproximadamente 50 criancas, cerca de 5 pessos para olhar todas, de todas as idades, racas, culturas, linguas e nacoes. Tambem as segundas, comecamos um grupo de estudo biblico que eu diria, e um dos meus grupos preferidos. Mas o que experimentamos e que quando olhamos com honestidade para as nossas vidas atraves da Biblia, nossa comunhao e mais verdadeira e assim, a gente pode olhar para fora e se importar com nossos amigos nao-cristaos. Nao daria para explicar em palavras, mas esse e um grupo muito especial, onde eu encontro pessoas abertas, honestas, sinceras quanto a si mesmas, sedentes para ouvir do Evangelho, dispostas a abrir mao do tempo e do que mais for necessario...onde a gente experimenta a alegria de ser parte do Corpo e de compartilharmos juntos da mesma fé. E depois, uma reuniaozinha em casa, com compartilhar, leitura da Biblia e oracao...encontro missionarios de verdade, cristaos comprometidos, pessoas cheias de duvidas...momentos preciosos que vou guardar pra sempre no meu coracao, inclusive os desafios e mesmo depois da meia-noite quando foi surpreendida com uma pergunta: "Quer orar?". Tercas sao sempre surpreendentes, entre aconselhamento, reunioes com meu chefe, temos reuniao das casas com pregacao e comunhao (o que aqui e muito importante), cafe internacional com muitos estrangeiros (especialmente muculmanos), celula da igreja...e o que mais aparecer...ainda e o dia que temos que ler e estudar. Quartas acordo 6hs...ta tao frio e escuro...mas e o dia de ajudar o Lars, dentista noruegues que tem o projeto em Niteroi, la eu ajudo no que eu posso, mais atrapalho, aprendo noruegues e sonhamos com novas ideias para o projeto. Entre muitas coisas e programas pra noite do CU - Christian Union, temos tempo para dar uma passadinha na MF - Faculdade de Teologia, visitar a Lina (pastora dos estudantes), conhecer gente nova, trocar ideias. Quinta seria outro dia de estudo, mas sempre corrido e cheio de programa "surpresa", tambem seria o dia que eu deveria ir para o Marita com a Suemmey, onde eles saem nas ruas e convidam drogados e prostitutas para um cafe, mas confesso que ainda nao fui. A gripe, o frio, outras reunioes, estudar...tudo foi desculpa. Mas ainda irei...
Sexta vou pro Lars de novo...presente de Deus. Com ele eu aprendo a ser boa dentista e conciliar tudo isso com uma vida coerente com o cristianismo alem de organizar um projeto social tao distante.
Os finais de semana costumam ser cheios de encontros, festas, e domingo, claro, igreja. Quando nao um, dois ou tres cultos. Resumidamente simplificada...essa e a minha semana...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home